quarta-feira, 30 de março de 2011

HÁBITO DE LER



HÁBITO DE LER,

quando despertado desde cedo, com a ajuda de pais, avós, professores, atitudes simples do dia – a – dia da criança, pode tornar a leitura um hábito saudável e natural.

Aí vão algumas dicas :




    1. Leia em Voz Alta, diariamente;

    2. Use Livros Ilustrados, com muitas cores e figuras;

    3. Conte Histórias: encoraje a criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir;

    4. Procure por Programas de Leitura, pois lhe darão melhor desenvoltura;

    5. Compre um Dicionário Infantil, com palavras ao lado das figuras;

    6. Faça com que Materiais de Escrever estejam disponíveis;

    7. Procure assistir Programas Educativos, onde a criança poderá aprender brincando;

    8. Visite com freqüência uma Biblioteca, para que seja criado um hábito;

    9. Leia você mesmo, pois o exemplo será criado.


Veja mais no link :


quinta-feira, 24 de março de 2011

Concurso Cultural


Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso



Uma boa oportunidade para quem gosta de exercitar seus dons de escritor, estão abertas as inscrições até 30 de junho para a 7ª edição do Concurso Cultural Ecofuturo, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Ecofuturo, com o patrocínio da Suzano Papel e Celulose. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita.


terça-feira, 22 de março de 2011

Ler é saúde!



-Quanta sensibilidade!












Ler é saúde!






A leitura é uma importante ferramenta para nos levar para outros lugares, nos fazer sentir novas sensações e para preencher um pequeno espaço vazio dentro de nós. A leitura nos encoraja, nos dá alegria, força e diversão.



Ler é voar sem sair do lugar...



Durante todo este tempo em que trabalho em hospitais e atendimentos domiciliares sempre admirei as pessoas que fazem a diferença no momento da doença. Essas pessoas, como os contadores de história, possuem o poder de fazerem os doentes sorrirem e de fazê-los esquecerem, nem que seja por alguns minutos, que estão doentes.



Em alguns hospitais de São Paulo, que tem como política a humanização no atendimento, grupos de contadores de histórias espalham alegria entre as crianças e adultos que ali estão internados. Através da leitura de obras infantis, com criatividade, bom humor e muita brincadeira, os voluntário integram no cotidiano dessas crianças as condições sensíveis de comunicação e interação com a realidade externa.



E esses grupos de contadores de histórias também realizam importantes pesquisas na área de humanização na saúde com seriedade e profissionalismo obtendo o reconhecimento dos profissionais de saúde e de estabelecimentos renomados como o Hospital das Clínicas, AACD, Hospital do Câncer e a Santa Casa de Misericórdia. Por meio de parcerias com empresas e hospitais essas entidades conseguem concretizar pesquisas qualitativas e comportamentais com a finalidade de se aprimorar e aprofundar cada vez mais em sua missão: melhorar a qualidade de vida dos pequenos pacientes.



Na capital paulista o grupo de contadores de histórias "Viva e Deixe Viver" mantém o Centro de Contação de Histórias, um projeto inovador estruturado na própria sede. O espaço é um laboratório para a criação e contação de histórias para crianças e adolescentes, onde são realizados workshops, pesquisas, oficinas, seminários e troca de experiências.



Seja um voluntariado você também! E conte muitas histórias às suas crianças: se cada um mudar a rua ao lado, mudaremos o mundo!



Cibelle Cavalcanti de Moura Andriani






Para mais informações do grupo Viva e Deixe Viver:

tel (11) 3081-6343




Fisioterapeuta Cibelle Cavalcanti de Moura Andriani

contato: cibelle_moura@hotmail


sábado, 19 de março de 2011

Segundo ensaio

A leitura é interativa. Como é impressionante o resultado de algumas crianças reunidas para ler e se divertir, algo tão precioso acontece, o prazer de viajar nas histórias junto com elas.
Hoje o ensaio foi muito legal!
A Sophia, o Arthur Miguel, o Renato, o João Victor, o Luan, a Letícia, a Isabela e o Ricardo, crianças de várias idades, compartilharam o mistério da leitura de algumas histórias, lidas por elas e por mim.
Os livros lidos foram escolhidos pela Maria Batista, uma pedagoga que leciona na Escola do aprender situada em Osasco, Jardim Munhoz.
É muito importante ter a orientação de pessoas especializadas para selecionar os livros que vamos comprar e ler para as crianças, o Blog Livros e Infância, é especialista em literatura infantil, tem várias dicas e especifica as idades, tipos de livros e os resultados.
Os livros que estou usando neste Projeto, é uma doação da Biblioteca do Colégio São Luiz, que doou os livros para uma futura Biblioteca Comunitária que participarei da construção.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Livro ou Tablet

Leitura

Em breve, pais decidirão: dar uma pilha de livros ou um tablet aos filhos

Acervo, em formato digital, de obras voltadas a crianças e adolescentes cresce. Para educadores, leitura no dispositivo não traz prejuízos ao aprendizado

Nathalia Goulart

Crianças com iPad(Thomas Tolstrup/Getty Images)
O escritor italiano Italo Calvino dizia que clássicos são os livros que propagam valores universais e despertam emoções que, a despeito do tempo decorrido desde a leitura, jamais são esquecidos. "Constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado", escreveu. Cientes dessa riqueza, geração após geração, muitos pais se preocupam à certa altura da vida em reunir esse tesouro em uma estante, presenteando os filhos com uma seleção dos melhores livros. A tecnologia vai adicionar, de maneira crescente, uma questão a essa tarefa: franquear aos filhos uma coleção de livros ou um tablet ou e-reader, o leitor de livros digitais (ebooks), aos quais clássicos e outras tantas obras podem ser adicionados?

Leia também: Os livros digitais mudarão nosso cérebro?

Sim, muitos clássicos já estão disponíveis para tablets e e-readers, muitos mais estão a caminho e o mesmo vale para obras contemporâneas que servem à formação e ao deleite de crianças e adolescentes. Em língua portuguesa, já é possível ler nos dispositivos fábulas narradas pelos irmãos Grimm, A Menina do Narizinho Arrebitado, de Monteiro Lobato, e as instigantes aventuras de Julio Verne, como Viagem ao Centro da Terra, entre outros – confira a relação, acrescida de livros de leitura obrigatória da Fuvest. É apenas uma pequena parcela do que já se faz em língua inglesa, por exemplo, que conta com milhares de obras prontas para a leitura. "Estamos próximos da virada digital", afirma Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, que até o fim deste ano vai colocar nos tablets todo o seu acervo infanto-juvenil – incluindo os clássicos assinados por Monteiro Lobato. "É um caminho sem volta", diz.
A ideia de tirar o tradicional livro impresso das mãos das crianças e trocá-lo por um iPad, da Apple, ou similar pode assustar os pais. Mas não causa a mesma reação nos estudiosos. Para estes, não existem restrições para leitura na nova plataforma. "O universo digital exerce fascínio nos jovens e, com ajuda dos tablets, pode apresentar a leitura para esse público de forma surpreendente", afirma Marcos Cezar Freitas, pedagogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Continue a ler a reportagem

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Hora do Conto"






Livro - Vivo

Quando criança, somos estimulados a brincar, pulamos corda, caímos, quebramos a testa, levantamos e tentamos novamente, sem nem nos importarmos com os fracassos. De repente, o brinquedo torna-se, naturalmente, uma extensão de nós mesmos. E quanto aprendemos! Seria praticamente impossível enumerar as possibilidades do nosso desenvolvimento.
E o livro? Mal sabemos ler, mas já nos encantam as letras, as imagens, o próprio papel e até seu cheiro e textura. Quantos mistérios guardam os livros! E há, também, aquele momento tranquilo, quando a voz do adulto conta-nos as histórias saídas de suas páginas.
Ah, o livro!
Sonhamos com seus personagens como se fossem da própria família, conversamos com eles, damos e ouvimos seus conselhos. Sentimos frio, ou calor, de acordo com a paisagem local. Garantimos que um dia conheceremos aquele país onde morou o herói da história. E mais uma vez aprendemos, pois estamos brincando com o livro.
Um poema pode inspirar-nos a ponto de querermos memorizá-lo, transformá-lo em música, ou em um belo desenho, só para não esquecê-lo.
Cadê o carteiro com o postal do amigo que viajou para tão longe, dizendo estar com saudade e quando retorna, ou com a carta perfumada da tia-avó, que escreve com letras bem desenhadas? Cuidado para não rasgá-la, ao abrir o envelope. Depois, todas as correspondências queridas vão para a caixinha e, de vez em quando, as abrimos e recordamos.

Que brinquedo maravilhoso a palavra, nos livros, nas cartas, nas revistas científicas, nos poemas, nos diários secretos...

E, também, não podemos esquecer, é a palavra que nos diferencia dos outros animais, tornando-nos seres pensantes, capazes de entender melhor o mundo e a nós mesmos.
Livro é arte, preenche de dentro para fora.
Que tal reapresentá-lo aos nossos jovens e crianças?
“Palavra – Brinquedo,
Livro-Vivo.

CLARICE SCHCOLNIC
Arte Educadora com especialização em Teatro
Autora do livro “Contadores de Histórias - Sobre a Arte de Contar de Histórias”
TEL. 21575286 OU 71750773


segunda-feira, 14 de março de 2011

Interação

Primeiro ensaio: Leituras com crianças

Estimular as crianças com histórias já conhecidas a criação de novas histórias é um desafio mediante a tantos recursos da mídia e de eletrônicos dos tempos de hoje. Ao mesmo tempo é uma aventura. Tolerância e disposição são ferramentas essenciais para atrair a atenção diante de cada apresentação do livro ou da leitura.

O rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, de Sir Thomas Malory adaptação de Ana Maria Machado.


ESCOLA X PESSOA

A história da leitura consiste na história da possibilidade de ler. A conscientização das pessoas de que a leitura é fundamental para o senso crítico é uma “estrada longa”, é necessário que a escola seja atuante enquanto portadora das ferramentas necessárias, segundo Zilberman (2011), a valorização da educação “enquanto fatos de ingresso à sociedade e ascensão”, havendo uma interação entre a escola x pessoa.

Quer saber mais?

ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua história e suas instituições.

Professora Dra. Titular da Puc-RS

Audiodescrição


O primeiro livro infantil com audiodescrição ( destinado a crianças com deficiência visual) foi lançado no dia 23/02.As historias são contadas de forma rimada, em um formato diferente de percepção do mundo.A audiodescrição traz de maneira clara todas as informações que percebemos.
Editado pela J.J. Carol e pela Fundação Stickel, foi escrito pela jornalista Monica Picavêa e vem acompanhado de um CD. Segundo a autora. “O objetivo é mostrar as potencialidades dessas pessoas e combater o preconceito que enfrentam. Queremos mostrar às crianças que as pessoas com deficiências têm o seu espaço”.
Saiba mais em um trecho disponibilizado pela livraria cultura.






quarta-feira, 2 de março de 2011

Apresentação do Blog

Sejam bem vindos!

Este blog apresentará as cognições feitas em leituras da literatura brasileira infantil, por meio de ensaios feitos por crianças e pelas autoras do blog. Também indicará sites e comentários sobre livros infantis.

Participem deste desafio!


Política de Uso

O Blog Leituras.com foi criado com a finalidade de apresentar um trabalho para as Disciplinas Ação Cultural e Editoração Eletrônica. Um canal de comunicação entre alunos da FESPSP e o público, com o compromisso de levar aos internautas conteúdos atualizados e novidades relacionadas à Ação Cultural ligada a leituras e crianças.

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