terça-feira, 19 de abril de 2011

Era uma vez....

A vida dela poderia ser igual a tantas outras, mas Daiane decidiu que sua história seria contada por ela mesma, ela decidiria quem seriam seus heróis. Apaixonada pela leitura, como ela mesma relata, pode vivenciar essa grande experiência desde cedo, a mãe foi a primeira a mostrar o caminho das letras, posso dizer que ela é a verdadeira heroína dos livros infantis...


Meu nome é Daiane, tenho 20 anos, moro em São Paulo.
Minha
mãe apresentou-me aos livros quando eu tinha 7 anos, minha leitura era com dificuldade, porém o livro era muito empolgante... "Marcelo, Marmelo, Martelo"-Ruth Rocha. Era tão encantador como ela escreve a história, os personagens, tudo, que no mesmo dia, pedi para ganhar livros de presente.
O fantástico Mistério de Feiurinha - Aprendi a amar os contos de fadas e a vivenciar uma realidade mais minha, feminina, com sonhos, encantos, principe encantado, através desta leitura, e aprendi que sonhos estão aí para serem sonhados e um dia virarem realidade.
"Uma criança sem sonhos, é um adulto sem perspectiva, sem realidade e frustrado" - Charles Chaplin, esta frase aprendi aos 12 anos em uma aula de literatura e não me esqueci; os livros já possibilitavam minhas viagens, meus ideais, meus objetivos, porem saber que eles poderiam e podem ser realidade, fez-me lutar ainda mais pelo o que eu queria, pelo o que eu sentia.
Nesta mesma idade veio-me uma vontade de entrar mais na mente dos escritores, compreender o porquê de escrever, o que os motivava, e a docente apresentou-me Machado de Assis.
O momento que a minha leitura ficou mais amadurecida, e meus gostos e críticas mais concisos: Dom Casmurro. Não saía de minha mente esse questionamento, quem está certo na história? e, em busca desta resposta, fui a faculdades, fui a palestras sobre o livro, e até hoje a minha busca por esta resposta está a ser traçada, pois com a leitura aprendi a não aceitar quaisquer verdade, e sim que existem várias verdades.

7 comentários:

  1. "Daiane Epifanio Soares?" uma menina engraçada e humilde. Bom coração é pouco para ela. Uma grande menina!

    ResponderExcluir
  2. interessante!
    isso motiva as pessoas, a mostrarem para as crianças, dêsde cedo, livros para lerem, pois motivou você!

    ResponderExcluir
  3. A juventude seria bem melhor se todos tivessem a mesma oportunidade que você teve Daiane, a leitura é realmente algo mágico e muito importante nos primeiros anos de vida das pessoas...

    ResponderExcluir
  4. É a confirmação de que a família é, também, responsável pelos direcionamentos que as crianças seguem na vida.
    Parabéns para a mãe da Daiane que soube apresentar à filha um meio de enriquecer-lhe a cultura e parabéns para a Daiane que aproveitou e aproveita essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Leitura é essencial!
    pelo relato da Dai...queria escrever aqui também que a minha foi completa de histórias (eu vivia no mundo da imaginação)histórias do Menino Maluquinho(Ziraldo)e do Sitio do Pica Pau Amarelo(Monteiro Lobato).
    Adorei essa Postagem*

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!

    O blog de vocês tem relatos muito bonitos, que funcionam como um incentivo a leitura, vocês estão de parabéns!

    abraço

    Prof. Francisco

    ResponderExcluir
  7. Nada como ter alguém para apresentar o mundo da leitura para uma criança! Parabéns Daiane e a equipe do Leituras.com!

    ResponderExcluir