domingo, 3 de abril de 2011

Ler signos e sign...


Ler signos e significados:
A leitura de mundo feita pelas crianças são as perspectivas e atribuições vindas da família, escola e livros. Segundo Campos (2011) “Ler, entendido convencionalmente como receber, tirar, transmitir conhecimentos, possui outro sentido que há muito supera esse pensamento inicial”.
A cultura das classes é diversificada.
Vivemos em meio a todas essas classes.
Recortamos trechos e fizemos nossa teoria, usando ás vezes citações.
Cultura de elite: convivência com livros desde a tenra infância. Livros produzidos com o conhecimento de outros livros; autores pensantes e escritores da realidade que são produtores do conhecimento.
Cultura de massa: sem convivência com livros. No Jornal o Estado de São Paulo foi publicado uma pesquisa onde “estudantes brasileiros são os que têm menos livros em casa”. Em outra pesquisa do Diário do Comércio & Indústria “cresce 22% a venda de celulares impulsionada pela classe D”. O consumo nas classes mais baixas é propagado de forma insana, e divulgado como se fosse uma escada para o sucesso.
Cultura da periferia: forma criada para superar as dificuldades. Faz com que o povo adote sua cultura, segundo antropólogo Hermano Vianna (2010 apud PAIM, 2010, p. 38) “...do gospel mais sagrado ao funk mais profano”.
Cultura popular: valorização de suas raízes, sua música e sua comida: mais parece um grito de saudade. Lembramos o Blog Consulado Nordestino onde a ideia de que, se houvesse água e políticas públicas satisfatórias, esse povo estaria melhor em sua terra.
O exercício prático do profissional da informação é mais complexo quando se diz respeito a bibliotecas e ainda mais bibliotecas escolares que é o início da cultura pessoal de cada um. Há a necessidade de conhecer o trajeto das culturas e disseminar os valores que cada uma delas pode agregar ao nosso conhecimento.
Família, livros, professores e profissionais da informação devem caminhar juntos.

Referências:
CAMPOS, Gisela Pincowsca Cardoso. O processo de leitura: da decodificação à interação. Disponível em: <http://www.faculdadeobjetivo.com.br/arquivos/OProcessoDeLeitura.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2011.
CIRILLO, Bruno. Volume de vendas de celulares cresce 22%.Disponível em: <http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=11&id_noticia=362232#d>. Acesso em: 03 abr. 2011.
MANDELLI, Mariana. Estudantes brasileiros são os que têm menos livros em casa, aponta pesquisa. Disponível em:http://www.estadãodehoje/20110306/not_imp688432,0.php. Acesso em: 21 mar. 2011.
PAIM, Augusto. Melô da diversidade. Revista Continuum Itaú Cultural: no centro da cultura, São Paulo, n. 26, p.35-38, 2010. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/bcodemidias/001725.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2011.


7 comentários:

  1. Meninas, adorei o blog! O incentivo à leitura é tudo!! Parabéns! bjs

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  2. A leitura é muito importante, mais que isso ela deve vir acompanhada de uma série subsídios, entre eles a do mediador. O analfabetismo funcional que era de 28% em 2009 resulta do despreparo daqueles que tem acesso direto a leitura, creio que aí entra o papel do bibliotecário com projetos de ação cultural direcionados a essas pessoas. Mais que ler nós precisamos entender aquilo que estamos lendo. Mais que dar um livro precisamos explicar o que aquele conteúdo pode acrescentar as nossas existências... =]

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  3. Vamos lá, em meio a todos os acertos do texto, faltam alguns links. É preciso unir essas idéias todas. Principalmente no início, que é o momento em que convidamos o leitor a seguir até o final.
    no início, é preciso explicar como há diversidade na sociedade, que se expressa através de classes, grupos, etinias. Depois chegamos às culturas, que são, talvez, a melhor forma de identificarmos cada um desses grupos sociais. Neste momento a descrição mais geral de alguns tipos de cultura comprova o primeiro paragrafo, e ilustra a diversidade existente na sociedade.
    Vamos agora a mais uma versão do texto. Mãos a obra Gildete

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  4. MINHA PROFESSORA DIZ QUE LER É MUITO BOM PARA MEMORIZAR,QUE TEM GENTE QUE JA É SENHORA É PERDE A MEMÓRIA POR QUE QUANDO ERA PEQUENA NÃO LIA BASTANTE ENTÃO PARA NÃO PERDER CEDO A MEMÓRIA TEM QUE LER BASTANTE.

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  5. Leticia disse...

    A miha professora falou
    que sempre que tem que ler porque è bom para aprender a ler escrever é muito bom.
    Mais porque quem ja é de idade não consegui guardar bem as coisa porque eles ja tem uma mente muito fraca e algumas pessoas que ja de idade que tem uma mente boa ja conseque guardar e tem uns que tem uma mente fraca e não guardar e nem lembrar as coisas que algumas pessoas fala porisso que é bom começar a ler bem cedo porque se não consegue ler porque não perde a memoria bem cedo.

    9 de abril de 2011 14:37

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  6. Dorlivete disse...

    Ricardo, Gildete, Yeda, Elinalda e Valéria

    Vocês tiveram uma idéia genial. A leitura é muito importante na vida do homem em sociedade.
    Recomendo a leitura dos livros:

    SHITUSKA et al. Matemática fundamental. São Paulo: Érica, 2009.
    SHITSUKA et al. Sistema de informação: um enfoque dinâmico. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
    SHITSUKA et al. No mundo encantado do xadrez. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
    SHITSUKA et al. Meu primeiro livro de xadrez. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
    SHITSUKA et al. A batalha dos peões. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
    SHITSUKA et al. Xadrez e as estratégias no dia a dia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
    SHITSUKA et al. Xadrez: estragégias nas empresas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.

    Beijos

    Dorlivete

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  7. Iremos chegar no dia em que o livro será um artigo de luxo que poucos terão acesso, a informação terá uma nova cara já como a que vemos hoje - e-readers, internet, e-books, muito mais acessíveis democráticos e baratos!

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