Novos significados
Diferenças culturais são traços marcantes na sociedade, elas nos moldam e nos identificam em determinado grupo, assim como tem o poder de agregar ou também de distanciar pessoas. Com a globalização podemos verificar que tais conceitos têm se tornado marcantes, minorias entram em conflitos por conta das diferenças, pois aceitar a diversidade exige por parte dos indivíduos um esforço e flexibilidade maiores e, possivelmente, nessa interação de diversidades possam somar e tornar o aprendizado mais prazeroso.
Portanto o papel de nós, futuros bibliotecários, não se faz presente somente no momento de aplicar os conceitos técnicos obtidos em sala de aula, uma vez que nossa profissão também está em constante transformação e também no sentido de promover integrações que modifiquem essas diferenças culturais, divulgando valores da cultura, do mundo que dá sentido as nossa vidas, pois Villani (1997, p. 32) afirma que:
A biblioteca não deve se limitar a ser armazenadora de informações, mas sim investir no acesso as mesmas, facilitando a geração do conhecimento. Ela deve oferecer ao público um espaço que facilite não apenas o encontro das informações, mas, sobretudo a discussão, a troca de idéias, a reealaboração das informações, possibilitando novos conhecimentos.
Nesse momento o profissional poderá atuar como mediador, não só promovendo a interação da comunidade com a informação, mas ao mesmo tempo permitindo que cada um se expresse individualmente, nas mais diversas formas de cultura, mostrando um novo mundo com novos significados, dar a palavra à aqueles que permanecem em silencio, como diz Paulo Freire (1977) “somente quando as classes e grupos dominados o Terceiro Mundo [...], transformam revolucionariamente as suas estruturas é que se faz possível, realmente, a sociedade dependente dizer a sua palavra”.
TÉBAR, Lorenzo .O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação/ MOTA, Priscila Pereira (Tradutor). São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2011. 552 p.
VILLANI, Elvira. A Biblioteca Pública como Pólo mediador de cultura. São Paulo: 2006. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Latu Sensu) – Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2006
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