domingo, 8 de maio de 2011

"Tarde de leituras"

O Projeto

O projeto “Tarde de leituras” criado a partir da Disciplina Ação Cultural dada no 7º Semestre do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, reúne crianças aos sábados na Rua Mercedes Moia, 73 - Osasco, na casa de um dos integrantes do grupo de alunos criadores do projeto, abrange o estímulo de desenvolver a criatividade das crianças com:

  • Desenhos feitos por elas
  • Leituras de histórias infantis
  • Brincadeiras
  • Cantorias
  • Lanches

As crianças interagem umas com as outras, estabelecendo um espaço de acordo com as oportunidades dadas, de idades variadas com sonhos e realidades diferentes.

Os livros lidos foram doados pela Biblioteca do Colégio São Luís, e outros são trazidos pela aluna de Pedagogia Maria Da Guia a qual nos auxilia muito, cujo Trabalho de Conclusão de Curso é sobre “Roda de Leituras”.

Através deste projeto, apoiamos a educação formal, constituindo as capacidades de cada criança, ignorando as realidades distintas.

De acordo com o texto de Villani (2006) este projeto perpassa pelas duas primeiras missões- chaves apud MANIFESTO (1994), considerando que a biblioteca pública tem como objetivos:

  • Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças na primeira infância.
  • Apoiar a educação individual e a auto-formação assim como a educação formal a todos os níveis.

E na construção do conteúdo deste projeto, segundo Almeida e Machado (2006) na compreensão do Projeto Casulo também encontramos objetivos parecidos com os nossos:

  • Contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos.
  • Contribuir para a democratização da leitura
  • Estimular a leitura prazerosa

Sem nenhuma pretensão acreditamos que a leitura transforma a concepção e visão do mundo que essas crianças possam idealizar para seu futuro.

Referências

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de; MACHADO, Elisa. Bibliotecas comunitárias em pauta. In: ENCONTROS COM A BIBLIOTECA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E POPULARES: DIÁLOGO COM A, 1., 2006, São Paulo. Bibliotecas comunitárias em pauta. São Paulo: Centro de Documentação e Referência do, 2006. p. 1 - 26. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2011.

VILLANI, Elvira. A biblioteca pública como pólo mediador de cultura. 2006. 88 f. Especialização Lato Sensu (Trabalho de Conclusão de Curso) - Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Departamento de Gerência de Sistemas e Serviços de Informações, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2006.

4 comentários:

  1. Apesar dos desacordos, a Gildete é uma mulher incrível e ela há de mudar o mundo,junto comigo, aliás! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, a disseminação da leitura e sua valorização enquanto produto social e cultural é um dos melhores fomentos para que as crianças desenvolvam aptidões informacionais que as coloquem na perspectiva de protagonistas e não apenas de meros espectadores do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, a foto das crianças e a animação dos peixinhos. Fica evidente o quanto vocês cresceram em termos de criatividade, ação e conhecimento. Parabéns, todos estão ganhando com este pequeno exercício. Taniac

    ResponderExcluir
  4. Parabéns gostei muito da idéia, com leitura conseguimos formar futuras crianças de bem em uma sociedade que hoje deixa de lado os valores éticos e morais.

    Um abraço,
    Oséias R. Queiroz

    ResponderExcluir