segunda-feira, 14 de março de 2011

Interação

Primeiro ensaio: Leituras com crianças

Estimular as crianças com histórias já conhecidas a criação de novas histórias é um desafio mediante a tantos recursos da mídia e de eletrônicos dos tempos de hoje. Ao mesmo tempo é uma aventura. Tolerância e disposição são ferramentas essenciais para atrair a atenção diante de cada apresentação do livro ou da leitura.

O rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, de Sir Thomas Malory adaptação de Ana Maria Machado.


10 comentários:

  1. Ótimo blog. Bonito e informativo. O conteúdo é um convite e um incentivo à leitura. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Lela, obrigada pela convite para visitar o blog. Ficou bem legal. Hoje fui para Araras no lançamento de um livro infantil impresso no alfabeto escrito e em braille. Trata-se da história de uma família de tigres onde um deles nasce sem as listras. Se quiser contato com a autora ela é minha amiga da FE Unicamp.
    parabéns. Têre

    ResponderExcluir
  3. A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
    Conforme afirma Leonardo Boff:
    cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.

    parabens pelo blog
    Vitor Luz - Estudando de Arte Educação da Faculdade Paulista de artes.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este blog, realmente com a era da tecnologia os livros ficam em segundo plano, o mundo precisa deste contato, Felicidades a todos!
    Claudia K.

    ResponderExcluir
  5. Ötima idéia! Os deficientes visuais também gostam de conhecer histórias, viajar, ir para outro mundo. Viva a igualdade!
    E incentivar a ler e desenhar é demaissssssssss! Tudo de bom! Ótima dica para a criançada que já navega na net. Bom conteúdo!
    Sucesso! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  6. Lela e toda equipe, parabéns pelo blog, mais um incentivo para as crianças que hoje estão tão informatizadas, a se interessarem também pela leitura e deixarem um pouco a rua de lado.
    Parabéns por mais essa conquista.
    Regiane

    ResponderExcluir
  7. Opa! Posso mandar um desenho da Bia pra vocês analisarem? rs
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! O blog ficou muito legal! O visual ficou lindo e os textos são ótimos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa a rotina da leitura para as duas crianças acontece principalmente antes de dormir! A imaginação vai longe... como os pequenos gostam!
    Bom trabalho
    Marilena

    ResponderExcluir
  10. Que blog lindo e educativo Lela!!!!!
    AMEI!!!!
    Parabéns a toda equipe.
    Quem não sabe ler, não sabe escrever ... isso é fato!! Ainda luto muito para fazer meu filho ler ...
    Parabéns!!
    Bjs

    ResponderExcluir