terça-feira, 22 de março de 2011

Ler é saúde!



-Quanta sensibilidade!












Ler é saúde!






A leitura é uma importante ferramenta para nos levar para outros lugares, nos fazer sentir novas sensações e para preencher um pequeno espaço vazio dentro de nós. A leitura nos encoraja, nos dá alegria, força e diversão.



Ler é voar sem sair do lugar...



Durante todo este tempo em que trabalho em hospitais e atendimentos domiciliares sempre admirei as pessoas que fazem a diferença no momento da doença. Essas pessoas, como os contadores de história, possuem o poder de fazerem os doentes sorrirem e de fazê-los esquecerem, nem que seja por alguns minutos, que estão doentes.



Em alguns hospitais de São Paulo, que tem como política a humanização no atendimento, grupos de contadores de histórias espalham alegria entre as crianças e adultos que ali estão internados. Através da leitura de obras infantis, com criatividade, bom humor e muita brincadeira, os voluntário integram no cotidiano dessas crianças as condições sensíveis de comunicação e interação com a realidade externa.



E esses grupos de contadores de histórias também realizam importantes pesquisas na área de humanização na saúde com seriedade e profissionalismo obtendo o reconhecimento dos profissionais de saúde e de estabelecimentos renomados como o Hospital das Clínicas, AACD, Hospital do Câncer e a Santa Casa de Misericórdia. Por meio de parcerias com empresas e hospitais essas entidades conseguem concretizar pesquisas qualitativas e comportamentais com a finalidade de se aprimorar e aprofundar cada vez mais em sua missão: melhorar a qualidade de vida dos pequenos pacientes.



Na capital paulista o grupo de contadores de histórias "Viva e Deixe Viver" mantém o Centro de Contação de Histórias, um projeto inovador estruturado na própria sede. O espaço é um laboratório para a criação e contação de histórias para crianças e adolescentes, onde são realizados workshops, pesquisas, oficinas, seminários e troca de experiências.



Seja um voluntariado você também! E conte muitas histórias às suas crianças: se cada um mudar a rua ao lado, mudaremos o mundo!



Cibelle Cavalcanti de Moura Andriani






Para mais informações do grupo Viva e Deixe Viver:

tel (11) 3081-6343




Fisioterapeuta Cibelle Cavalcanti de Moura Andriani

contato: cibelle_moura@hotmail


Um comentário:

  1. Aeeee!!!

    Por isso que eu gosto tanto de vc Gildete!!

    Boa sorte na faculdade e com o blog, tá lindo!!

    Bjo grande!!

    ResponderExcluir